sábado, 30 de janeiro de 2016

Notícias 30/01/2016

A Mobilização teve uma fase inicial dedicada a testes e aprimoramento do projeto.

Nessa fase foram colhidas apenas 3.587 assinaturas, mas essas ações foram muito importantes no sentido de aprimorar os modelos, identificar dificuldades, definir melhor a estrutura e os modos de participação, alinhar estratégias.

As manifestações de apoio vieram de todos os pontos do Brasil.

Vale destacar algumas que se traduziram em ação pessoal, como as do Wallace, em João Pessoa/PB, que agendou palestras em várias instituições espíritas na cidade divulgando a Mobilização e fez contato com o Presidente da Federação Espírita local também buscando apoio.

O colega Jader, de São João Del Rei/MG fez um excelente trabalho de mobilização na sua cidade e vizinhanças, coletando assinaturas, mesmo sem as condições adequadas, obtendo 2.260 assinaturas válidas e ainda fez contato com o Abel Sidney, autor de vários títulos de livros infantis, em Porto Velho/RO, também buscando apoio naquele Estado.

A Andréia aparecida, de Rio Pomba/MG, uma pequena cidade com 17 mil habitantes, também coletou 63 assinaturas válidas e enviou pelos Correios para a sede da Mobilização.

O próximo passo é a ação em grande escala, e consiste em incentivar pessoas em todo o país a manterem Postos de Coleta de Assinaturas, simples, sem nenhuma estrutura especial, nas proximidades dos locais de votação.

Será um trabalho simples, mas que exigirá de todos o que se dispuserem a colaborar algumas horas na preparação do material e o desprendimento de ficar boa parte do dia coletando assinaturas no Posto de Coleta, se possível, com mais alguns amigos que também apóiem o movimento.

Essa estratégia é fruto de uma brilhante sugestão da colega Divina, de Caldazinha/GO, que identificou nas eleições a oportunidade ideal de coletar assinaturas, já que todos os eleitores votantes estarão com seus Títulos de Eleitor em mãos.

Já fizemos uma consulta no TSE e confirmamos que não há nenhuma restrição a se coletar assinaturas nas proximidades dos locais de votação, desde que seja observados os cuidados básicos como:
- Manter uma distância mínima do local de votação
- Não usar roupas de partidos, candidatos ou cores que sugiram ação política
- Contatar os policiais de segurança com antecedência explicando o trabalho que será desenvolvido de modo a evitar algum mal entendido por algum agente menos esclarecido
- Não é preciso nenhuma estrutura mais trabalhosa, basta uma cadeiras de plástico (evitar ficar de pé o tempo todo), um guarda sol, prancheta e formulários impressos. Pode ser um kit semelhante para cada pessoa que for ajudar no Posto de Coleta de Assinaturas.

Neste primeiro momento nosso trabalho consiste em estabelecer contatos, ampliando a rede de colaboradores. O importante é que no dia 02/10/2016 tenhamos milhares de pessoas em todo o país coletando assinaturas para a Mobilização.

Abraço a todos.


ELIAS